Sobre Nós

 

A Brigada Mirim de São José de Ribamar, instalada na Unidade Integrada Diomedes Pereira, na cidade balneária, foi criada em janeiro de 2004 com o objetivo de estimular o desenvolvimento dos jovens de 10 a 16 anos, baseado nos valores positivos do militarismo, tendo como prioridade afastá-los do ócio e de eventuais situações de risco que possam se abater sobre eles.

 

Idealizado por um pequeno grupo de bombeiros militares do Estado do Maranhão, o projeto iniciou com 70 alunos. Devido ao grande sucesso obtido na formação da primeira turma, houve uma grande demanda e atualmente, a Brigada Mirim de São Jose de Ribamar já contabiliza mais de 900 jovens beneficiados nos últimos anos.

 

Na Brigada, os alunos são divididos em cinco pelotões: Curso de Formação de Brigadista Mirim, Curso de Formação de Cabos, Curso de Formação de Sargentos, Graduados (sargentos e cabos formados) e Oficiais Monitores. Os jovens recebem instruções de matérias do corpo de bombeiros, como Técnica de Combate a Incêndio, Salvamento Aquático, Salvamento em Altura, Ordem Unida, Primeiros Socorros, Chefia e Liderança e Produtos Perigosos. Alem disso, os membros do projeto são orientados a respeito do Estatuto da Criança e do Adolescente, a fim de se formarem não somente como brigadistas, mas como cidadãos.

 

As aulas são ministradas todos os sábados, das 7h30min às 11h30min, e das 13h30min às 17h30min. Durante todo o período em que o jovem recebe instruções, ele tem o seu desenvolvimento avaliado tanto no curso, como na escola e no ambiente familiar. Os coordenadores do projeto visitam regulamente as instituições de ensino frequentadas pelos brigadistas, e realizam reunião de pais para acompanhar o jovem em seus diversos âmbitos.

 

A Brigada promove também acampamentos, trilhas, passeios e visitas a centros culturais e museus, visando estimular o contato dos jovens com a natureza e com a cultura local.

 

O projeto serve a todos, ajudando sempre que há um chamado. A Brigada presta serviços como distribuição de cestas básicas para famílias carentes, restauração de jovens em situações de risco, aulas de reforço para os alunos com rendimento escolar baixo, ou qualquer outro serviço que possa ser desenvolvido pelo projeto e que contribua para o bem dos jovens e da comunidade.